Na 11ª edição do C-Talks, nossos convidados e convidadas se aprofundaram sobre as preferências e expectativas dos executivos e executivas brasileiras quando se trata de total rewards e remuneração variável, versus as estratégias adotadas pelas empresas em relação ao assunto. Além disso, discutimos sobre o atual cenário macroeconômico brasileiro e mundial, e quais impactos ele gera sobre o tema de remuneração para a alta liderança.
Na 11ª edição do C-Talks, nossos convidados e convidadas se aprofundaram sobre as preferências e expectativas dos executivos e executivas brasileiras quando se trata de total rewards e remuneração variável, versus as estratégias adotadas pelas empresas em relação ao assunto. Além disso, discutimos sobre o atual cenário macroeconômico brasileiro e mundial, e quais impactos ele gera sobre o tema da remuneração variável para a alta liderança.
Nesta edição, a temática abordada foi o “The Great Resignation no Brasil: uma reflexão sobre as mudanças motivacionais dos profissionais no país”. Tivemos como base de discussão uma pesquisa sobre o tema feita em parceria com Paul Ferreira, professor e diretor acadêmico da FGV-EAESP. O evento contou com a participação do próprio Paul e de Raquel Zagui, VP de Pessoas do Grupo HEINEKEN no Brasil.
Na 10ª edição do C-Talks, nossos convidados e convidadas discutirão sobre o que a pandemia mudou nas motivações individuais, o que a demissão silenciosa tem a ver com esse movimento, como as novas gerações estão provocando reflexões no mercado de trabalho e qual será a nova agenda de RH diante dessas discussões.
Na 9ª edição do C-Talks nossos convidados e convidadas irão debater sobre os impactos da pandemia e da retomada do mercado de trabalho nas agendas prioritárias das companhias em 2022.
Uma edição mais que especial do C-Talks. Com mediação da Thaís Herédia (jornalista da CNN) e presença ilustre da Zeina Latif (consultora na Gibraltar Consultoria) e do Flavio Souza (presidente do Itaú BBA), João Marcio Souza foi o anfitrião deste debate sobre as perspectivas econômicas do pós-pandemia.
Uma leitura do momento atual
Zeina Latif começa falando que realmente tivemos uma recuperação em V, estimulada por uma injeção de recursos públicos na economia. Nessa toada, ela complementa afirmando que, em sua opinião, fica muito claro que houve um erro de política econômica, especialmente na calibragem de incentivos fiscais. “É um engano pensar que o aumento da inflação que estamos vivendo é apenas fruto de disrupção da cadeia de valor. É muito claro que temos também reflexos de questões fiscais.”
Além do mais, em um país com tanta demanda reprimida, quando o consumo é estimulado a reação é muito rápida. Ela ainda finaliza dizendo que neste cenário, somado ainda a questões estruturais e a incertezas políticas, não dá para acharmos que teremos crescimento do PIB acima de 1% neste ano.
Termômetro da ponte entre intenção e execução dos investimentos
Flavio Souza aponta que hoje passamos por uma transformação muito relevante no mercado financeiro…
As perspectivas para a economia e os impactos pós-pandemia no mercado de trabalho. Na oitava edição do C-talks, contaremos com a mediação da jornalista da CNN, Thaís Herédia e especialistas renomados.
C-Talks | Saúde mental dentro das organizações
Na 7ª edição do C-Talks João Márcio Souza (CEO da Talenses Executive e um dos sócios fundadores do Talenses Group) apresentou os resultados de um levantamento exclusivo feito pela Talenses Executive em parceria com a Fundação Dom Cabral sobre os impactos da pandemia na saúde mental dos profissionais. Na sequência, João recebeu convidados com backgrounds expressivos para discutir sobre o assunto: Jeane Tsutsui (CEO do Grupo Fleury), João Senise (VP de Gestão de Pessoas do Carrefour) e Dr. Arthur Guerra (prof. da Faculdade de Medicina da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e cofundador da Caliandra Saúde Mental).
Os resultados da pesquisa você encontra aqui.
Saúde mental: nova abordagem
O bate papo começou com uma fala do Dr. Arthur, em que ele enumera 4 certezas sobre a pandemia. A primeira é que não sabemos os efeitos pós pandemia, mas eles certamente existirão. A segunda é que o vírus deve ser levado a sério, pois é agressivo e realmente mata. Na terceira, ele enfatiza os cuidados básicos: lavar bem as mãos, uso de máscaras e, principalmente, a vacinação em massa. Por fim, como quarta e última certeza, o psiquiatra reforça a importância do assunto em debate dizendo que a saúde mental é um dos principais tópicos afetados durante a pandemia, e deve ser levada ao primeiro plano.
Neste encontro especial, o anfitrião João Marcio Souza (CEO Talenses Executive) conversou sobre a agenda da alta liderança em 2021 com convidados de peso: Andrea Napolitano (CEO da Gomes da Costa / Grupo Calvo para Região América) e com Liel Miranda (Presidente da Mondelèz Brasil). O evento contou ainda com a ilustre participação do professor Paul Ferreira (Diretor do Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral) mediando a conversa entre todos.
Para contextualizar o bate papo, o professor Paul apresentou os resultados de uma análise comparativa dos últimos 4 anos sobre o tema realizada pela Talenses Executive e pela Fundação Dom Cabral com executivo(a)s da alta liderança. Em seguida, passou para perguntas e trocas com os painelistas.
Na ocasião, foram apresentados os dados de um levantamento realizado pela Talenses Executive sobre esta temática com 201 executivos(as) da alta liderança, seguido de uma conversa com convidados e convidadas especiais.
Quais são os impactos do conceito de ESG na atração e retenção de profissionais?
Foi para debater sobre esse tema que a Talenses Executive reuniu Denis Hills, Global Sustainability Director na Natura; Márcio Utsch, presidente do Conselho na Cemig e Luiz Valente, CEO do Talenses Group, como painelistas e Priscila Claro (professora associada no Insper) em uma roda de conversa produtiva e engrandecedora.
Para introduzir o assunto, Valente apresentou os resultados de um levantamento realizado pela Talenses Executive com 201 executivo(a)s da alta liderança. Em seguida, Priscila Claro questionou sobre o significado da sigla em si e sua evolução nos últimos anos, utilizando como base dados da pesquisa que demonstraram que praticamente 50% dos respondentes ouviram o termo “ESG” pela primeira vez apenas entre 1 a 3 anos…
O desafio de construir conselhos com mais diversidade e os benefícios de uma composição com profissionais diversos. Na ocasião, apresentamos os dados do levantamento realizado pela Talenses Executive sobre esta temática, com a participação de mais de 200 conselheiros(as), seguido de uma roda de conversa com convidados(as) especiais.
O tema da diversidade está em evidência, felizmente. E, pelo que revela o levantamento realizado pela Talenses Executive, mais de metade do(a)s conselheiro(a)s respondentes tiveram o primeiro contato com o conceito / expressão “diversidade” em conselhos há menos de 5 anos.
Atual e inadiável, o debate sobre diversidade na ponta de cima da hierarquia corporativa deve ser incentivado com frequência, e é com esse objetivo em mente que a Talenses Executive trouxe para a roda de conversa a Heloísa Belotti Bedicks (conselheira de diversas companhias Brasil afora, dentre elas o BNDES) e o
Hélio Lima Magalhães (presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil), com a mediação da conselheira do Talenses Group, Junia Nogueira de Sá, expert no assunto e a participação de João Márcio de Souza, CEO da Talenses Executive.
O desafio de construir conselhos mais diversos e os benefícios de se trilhar este caminho foram as vias principais que orientaram o debate, com contribuições ricas de pessoas que, além de ostentarem um background expressivo no mundo corporativo, acreditam que a diversidade contribui por todos os ângulos, passando desde a pluralidade de ideias e iniciativas até o aumento da produtividade e rentabilidade.
Na ocasião, foram apresentados os resultados de um levantamento exclusivo realizado pela Talenses Executive, consultoria de Executive Search, com 103 conselheiros e conselheiras sobre os principais erros cometidos por CEOs durante uma crise.
Na terceira edição da websérie “C-Talks” tivemos o prazer de ouvir a Ana Zambelli (Managing Director na unidade de Private Equity do Grupo Brookfield no Brasil e membro do Conselho de Administração da BRK Ambiental e Ouro Verde) e a Andrea Chamma (fundadora da 3C Advisors e Conselheira de Administração na empresas Braskem, Grupo Fleury e Jeitto) sobre os principais erros cometidos por CEOs durante uma crise.
O bate papo teve como objetivo fazer uma imersão nos resultados de um levantamento exclusivo realizado pela Talenses Executive com 103 conselheiros / conselheiras sobre os principais erros cometidos por CEOs durante uma crise, contando com os inputs das duas renomadas conselheiras e com a presença dos idealizadores da websérie Luiz Valente (CEO do Talenses Group) e João Márcio Souza (CEO da Talenses Executive). Valente trazendo a visão de um CEO sobre o tema e João Márcio fazendo a moderação desse rico painel.
Na ocasião, foram apresentados os resultados de um levantamento exclusivo realizado pela Talenses Executive, consultoria de Executive Search, em parceria com a Fundação Dom Cabral, escola de negócios, com mais de 1.200 profissionais, sobre o conceito “Futuro do Trabalho” no cenário COVID-19.
No segundo encontro da websérie “C-Talks” houve uma rica troca de ideias sobre o futuro do trabalho e como a intersecção com a educação exerce influência na formação desse profissional do amanhã. Especialmente no cenário atual, com o fator COVID atuando como catalizador de inúmeros movimentos / tendências, o bate papo foi muito produtivo e se baseou nos resultados de um levantamento exclusivo realizado pela Talenses Executive, consultoria de Executive Search, em parceria com a Fundação Dom Cabral, escola de negócios, com mais de 1.200 profissionais sobre o tema.
João Márcio de Souza (CEO de Talenses Executive) mediou o painel, que contou com a presença de personalidades de destaque tanto no setor corporativo quanto no campo da educação: Luiz Valente (CEO do Talenses Group), Reynaldo Gama (CEO HSM & Co-CEO SingularityU Brazil), Professor Paul Ferreira (Diretor do Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral) e Rodrigo Galvão (Presidente da Oracle no Brasil).
Para quem não teve oportunidade de assistir ao vivo, disponibilizamos aqui no site www.c-talks.com.br o streaming, o resultado completo da pesquisa e abaixo uma breve exposição dos principais pontos debatidos.
A perspectiva de empresas do setor de educação e de tecnologia. Neste encontro, os convidados irão debater sobre os conceitos e tendências educacionais que farão parte do “Futuro do Trabalho” no mercado brasileiro pós-COVID-19. O evento será mediado por João Marcio Souza, CEO da Talenses Executive, que tem acompanhado de perto os impactos e reflexos da pandemia nos profissionais e empresas de todos os setores da economia.
Assista a primeira edição da série de webinar C-Talks by Talenses Executive, em que foram apresentados os resultados de um levantamento exclusivo realizado com mais de 250 executivos e executivas de organizações em todo o País sobre as mudanças na agenda das organizações em meio a crise do COVID-19 seguido de um bate-papo com convidados especiais.
Durante o primeiro encontro da série C-Talks by TalensesExecutive, Ana Paula Bogus (General Director da Rappi), Roberto Funari (CEO Alpargatas), Luiz Valente, (CEO Talenses Group) e João Marcio Souza (CEO Talenses Executive) compartilharam suas experiências, desafios, iniciativas e otimistas perspectivas para o mundo dos negócios em meio a esta crise pandêmica inédita em nossa geração.
Pano de fundo central do painel de debate, o levantamento exclusivo realizado pela Talenses com mais de 250 executivos e executivas de diversas empresas do país mostra a reviravolta das prioridades estratégicas das organizações antes e após o surgimento de questões relevantes envolvendo o COVID-19.
Nesse sentido, a pesquisa mostra que antes do COVID, as empresas dirigiam seus esforços principalmente para:
No entanto, outras passaram a ser as prioridades das organizações com o aparecimento da pandemia. São elas:
Os desafios enfrentados atualmente por duas empresas de setores distintos. Nesta conversa, aspectos sobre as prioridades estratégicas durante a crise serão discutidos pelos convidados com a participação especial da jornalista e editora-chefe da Você SA e Você RH, Elisa Tozzi, que tem acompanhado de perto os impactos no mercado de trabalho, nas empresas e na vida dos profissionais.